Escolha uma Página

Uma das principais características de um bom acabamento é um piso bem nivelado. Por isso, neste artigo eu vou ensinar como usar nivelador para porcelanato.

De que adianta você comprar um porcelanato lindo, se ele for mal assentado?

O porcelanato retificado, aquele que tem as bordas retas, precisa ser assentado com muito cuidado, por um profissional capacitado, para ficar com o acabamento que você espera.

Essas bordas retas fazem com que qualquer pequeno defeito no assentamento fique muito visível, e você possa até tropeçar, se uma peça ficar muito mais alta que a outra.

Por melhor que seja o profissional que vai assentar o piso, ele pode errar, e por isso é tão importante usar o nivelador para porcelanato, para garantir um acabamento de alta qualidade.

Mas como funciona?

Para ter um piso 100% nivelador, você vai precisar de 3 coisas: um alicate nivelador de piso, os niveladores de piso (cunhas) e os espaçadores de piso.

Vamos ao passo a passo:

Usando o Nivelador para Porcelanato - Passo 1:

Preparação do contrapiso

Nenhum piso vai ficar 100% se não for colocado sobre uma superfície bem nivelada. Por isso, o contrapiso tem que ser livre de ondulações, feito usando uma desempenadeira.

Confira também se nas áreas molhadas, com banheiros, varandas e garagens, tem uma inclinação suficiente para o escoamento da água.

Após a conclusão do contrapiso, jogar um pouco de água e varrer, para eliminar a poeira.

Usando o Nivelador para Porcelanato - Passo 2:

Coloque os espaçadores

Espaçador-de-piso-300x200

Os espaçadores vão garantir o rejunte com a mesma espessura em todo o ambiente, e é neles que será colocado o nivelador.

Coloque os espaçadores abaixo das peças, encostando bem, em dois dos seus lados, como mostra a figura ao lado.

 

O consumo é de 2 unidades por peça do piso, e não são reaproveitados, e você pode encontrar em lojas de materiais de construção. Uma das principais marcas é a Cortag.

Usando o Nivelador para Porcelanato - Passo 3:

Coloque o nivelador

Nivelador-para-porcelanato-300x200  O nivelador para porcelanato é uma peça de plástico em formato de triângulo, como uma cunha.

Essa peça deve ser colocada passando por dentro do espaçador de piso, e então será pressionada com o alicate nivelador.

Nesta etapa, é importante regular o alicate, para que o nivelador fique bem apertado. Peça ajuda ao vendedor da loja onde você for comprar o nivelador, e ele mostrará como você fará essa regulagem.

Quando é pressionada, faz com que o piso fique 100% nivelado e com o espaçamento do rejunte uniforme.

Os niveladores / cunhas podem ser reaproveitados várias vezes.

Usando o Nivelador para Porcelanato - Passo 4:

Retire os espaçadores de piso

ARetirada-de-nivelador-para-piso-certo  pós a secagem da argamassa, retire os espaçadores, quebrando-os com o auxílio da martelo de borracha utilizado no assentamento do piso.

Atenção, os espaçadores devem ser retirados após a secagem da argamassa, quando o piso já estiver bem firme.

E você deve usar o martelo de borracha no sentido perpendicular ao espaçado, como na foto ao lado.

 

Agora que o seu piso está colocado com perfeição, é a hora de dar o acabamento final, caprichando no rejunte.

Gostou deste artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos clicando nos botões abaixo.